PROJETOS ENCERRADOS
Comunidades de aves em paisagens fragmentadas: diversidade beta, diversidade funcional e representatividade em unidades de conservação
Descrição: Nossa proposta consiste em testar como as influencias ambientais (e.g. estrutura e configuração da paisagem) interagem com o padrão de distribuição de espécies, os quais determinam a estrutura das comunidades presentes em remanescentes florestais. Sendo assim, as principais perguntas a serem respondidas por nossas pesquisas são: i)Quais são os fatores que influenciam a estrutura dessas comunidades: a dispersão entre fragmentos (sugerindo um modelo neutro) ou as condições ambientais no fragmento (sugerindo a dependência determinada pelo nicho)? ii)A estrutura e configuração da paisagem são fatores determinantes para a diversidade funcional ou os valores dessas diversidades funcionais encontrados são os mesmos que o esperado ao acaso? iii) Quais dos traços funcionais encontrados nas comunidades são mais susceptÃveis aos impactos da fragmentação florestal verificados a partir da estrutura e configuração da paisagem? iv)Qual a possibilidade das espécies estarem presentes nas unidades de conservação estabelecidas a partir da modelagem de distribuição potencial das espécies em relação a variáveis de nicho e ao grau de fragmentação? v)Qual e a perda da representatividade funcional de aves predita para os modelos nas unidades de conservação existentes?
Situação: 2012 - atual
Instituições: UFG
Financiadores: Capes - PNPD
Integrantes: Professores: Paulo De Marco Jr. (coordenador); Arthur Angelo Bispo; Leandro Juen; Marcus V. Cianciaruso; Pos-doutorando: Francine Zocoler de Mendonça; Graduandos: Marcelo Lisita Junqueira; Maressa Rodrigues.